Sunday, June 25, 2006

Os novos baianos

Ontem foi dia de casório. É o segundo casal de amigos luso-brasileiros que casa em dois meses. No mês passado foi o casamento de Leila e Rui (ela soteropolitana e ele portuense), só que na Bahia. Neste eu não estive presente, mas aguardo a festa em terras lusas.
Mas vale a pena contar aqui como é um casamento português. Casamento em Portugal é um acontecimento de proporções épicas :))). São meses de preparação e expectativa para uma imensa festa de arromba. È uma extravagância de comidas, bebidas e músicas, num evento que começa no fim da manhã e segue madrugada à dentro, às vezes até o dia seguinte.

Fabi, Rui, Susana, João, Leila e eu

Depois da cerimônia religiosa na igreja, o festim se realiza invariavelmente em uma quinta (uma mistura da granja com casa de festas). À chegada dos convidados, são servidas as entradas, ainda nos jardins da quinta. Depois as pessoas se distribuem pelas mesas nos lugares previamente escolhidos em função das afinidades. Eu e Fabi, claro, ficamos juntos da turma do barulho, nossos amigos do Porto que são o equivalente à turma do fundão nas salas de aula do colégio. Então começam os trabalhos: entradas, primeiro prato, segundo prato, sobremesa, mesa de doces (calma que não acabou, aqui recomeça o circuito), mesa de queijos, bolo de noiva, jantar, sopa, bombons e digestivos... UFA!!! No meio de tudo isso bebida à borla (à vontade), variando conforme a ocasião, vinhos para as refeições, champanhe para o bolo, vinho do porto como digestivo ou com os queijos, e cerveja, whisky e licores para todas as ocasiões. Toda esta fartura acompanhada por música que também acompanha a sequência da festa, passando de músicas mais calmas, fado e claro música brasuca, por que ninguém é de ferro :))).

Este foi o quarto casamento que fui em Portugal, mas desta vez teve um significado especial. Afinal conheço Susana (portuense) e João, carioca de araque, baiano da gema :))), desde o início do namoro deles. De tudo o que aconteceu na festa, o que me deixou mais contente foi simplesmente poder ver a alegria dos dois. Fica aqui meu desejo de muitas felicidades aos “baianos e respectivos novos baianos” :))).

Xana, Rui, Leila, Fabi, eu, Mari-louca, Rui, Lígia, Daniel (olhem a cara da figura) e Sônia

Rui, Leila, Mari-louca, eu, Daniel e Michel.


Fim de festa!!!

1 comment:

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom