Tuesday, December 05, 2006

Enfim, o Gerês



Depois de várias tentativas frustadas por desencontros, tempestades e falta de tempo, voltei ao Gerês, e desta vez para um lado que eu não conhecia. O parque nacional do Gerês é uma região montanhosa que fica no norte de Portugal (no Minho). É o meu lugar preferido em Portugal, cheio de verde e riachos de águas cristalinas, apenas a uma hora do Porto.

No sábado não havia nenhum grupo que conhecêssemos que estivesse planejando ir ao Gerês. Então fomos só eu e Fabi explorar. Primeiro pegamos os mapas de trilhas no posto de turismo, e depois íamos fazer um almoço leve para começar a trilha. Mas quando paramos num restaurante no começo da serra e vi que a especialidade era bode guisado não resisti e matei as saudades.



Já na serra, antes de começar a trilha, fomos pedir informação e acabamos por conhecer uma figuraça, o Sr. Amaro, dono da pousada “residencial Calcedónia”. E tome conversa, explicou, com sua maneira peculiar de falar :))) todos os segredos dos caminhos da região, falou dos hóspedes ilustres que já passaram pela pousada, disse que adorava o Brasil “já viajei muito, mas pra quem tem um pouco de dinheiro não há lugar melhor para se viver que o Brasil”, contou da família, enfim, uma simpatia...


Depois na trilha, aquela paisagem linda do Gerês, sempre com o barulhinho da água e dos sinos dos cabritos de fundo. No alto do monte, Fabi desistiu da subida :))), ainda encontrei umas pastoras e fiquei um tempo conversando com elas sobre o lugar e os caminhos escondidos, enquanto uma delas resgatava um cabrito bem novinho que ainda não tinha coragem de fazer saltos mais arriscados entres as pedras. Rodamos um bocado por lá, mas no fim não conseguimos chegar no “cabeço da Calcedônia”. Já estava começando a escurecer e a pastora nos alertou que o caminho não era bem sinalizado e que podíamos nos perder àquela hora, disse que era comum subir lá um helicóptero para resgatar aventureiros desavisados. Não arriscamos mas não tem problema, é só mais uma desculpa para voltarmos depois para este lado do Gerês, e bater mais um papo com o Sr. Amaro.


1 comment:

helo flores said...

Oi, Leandro!
Prazer!
Muito legal a maneira de contares as coisas.
Conheço o Gerês, estivemos por lá em junho passado. Maravilhoso!
As fotos também estão lindas.
Olha só, prá acompanhar as tuas andanças, colei nos links do meu blog

http://www.helo-floryflor.blogspot.com

Super abraço.
Helô