Saturday, January 27, 2007

Chester e Manchester


Apesar do nome ser parecido, estas duas cidades, que conhecemos no recesso do ano novo, são completamente diferentes. Manchester é uma das maiores cidades da Inglaterra, com muitos shoppings, prédios modernos (o Urbis Museum é impressionante), luzes de neón, ruas recheadas das lojas das maiores marcas mundiais, restaurantes imponentes e todo o glamour que estas coisas trazem. Enfim, é uma cidade que respira o dinheiro, e uma das que mais me fez sentir pressionado pelo apelo consumista. Parece muito com Bruxelas, onde a maneira dos habitantes aproveitarem a cidade está diretamente ligada ao dinheiro que eles tem disponível para gastar. Ou seja, o dia-a-dia não está ligado a passeios, parques ou lugares de convívio, mas em bons restaurantes, compras de luxo e peças de teatro badaladas.

Nós procuramos logo a nossa praia, e depois de um rolé pelas ruas e prédios imponentes da cidade nos metemos no museu Manchester Arts Gallery. É muito interessante ver em quadros e detalhes como Manchester se transformou de uma pequena e vulgar cidade da Inglaterra para a primeira cidade industrial do mundo e o principal motor da revolução industrial, e para finalmente nas últimas décadas entrar em decadência e ver boa parte da sua população ir embora. Além da revolução industrial Manchester também viveu uma enorme revolução musical e foi o centro do rock na Inglaterra com bandas como Joy division que virou New Order, Simply Red e The Smiths, o Oasis é o atual filho pródigo. Sem contar que o The Hacienda nighty club foi o lugar mais “in” da Europa na década passada, e criou o estilo das discotecas que temos hoje com os DJ’s como atração principal e música dançante até de manhã. Hoje em dia a cidade não está abandonada, pelo contrário é cheia de movimento e vive da riqueza e glamour que conquistou, além disso ainda respira o ar do auge que passou, seja nos produtos das lojas, nos cartões postais ou em exposições de fotos pela cidade.

Chester é outra história, com o perdão do "trocadalho". É uma cidade pequena que fica quase na divisa com o País de Gales, foi difícil resistir a tentação de atravessar a fronteira :)))). É uma cidade fascinante fundada em 79 A.C., pelos romanos. Ela é toda cheia de muralhas antigas e no meio da cidade ainda se vê as ruínas do anfiteatro romano. Mas o que domina a paisagem da cidade são principalmente a belíssima catedral, a prefeitura em estilo gótico e um enorme relógio no meio das muralhas, famoso por ser o segundo relógio mais fotogrado na Inglaterra, qual será o primeiro? :))). Bem, mas o charme da cidade está mesmo no estilo antigo das casas onde você parace ter voltado no tempo...







1 comment:

Fabi said...

Lindo texto gato ;) foi mesmo tudo isso que vimos nesses poucos mas maravilhosos dias.
Ah... esqueceu de dizer que a autoria da 1ª foto da tua namorada :)))
beijos