Sunday, October 01, 2006

Sevilha 40 graus

El real Alcázar em Sevilha.

Não, eu não abandonei meu blog, só estive por uns dias um bocado distante do mundo virtual. Documentos do visto, do carro, trapalhadas da universidade e muito trabalho. Há duas semanas que é impossível navegar na internet. Bom, mas eu não criei este blog para escrever sobre problemas.
Aí vão alguns comentários da minha passagem pela Espanha na semana passada. No meio de vários ensaios e algumas reuniões, ainda consegui dar uma voltinha em Sevilla e Badajoz:
- Em Aveiro já começou o vento frio indicando a virada da estação, assim a viagem serviu para adiar o Outono em alguns dias. Em Sevilha às sete horas da tarde, os termômetros indicavam incríveis 37ºC.

- Nada como matar saudades de uma boa peça de carne de vaca.

- Eu já sabia que os espanhóis adoram as touradas, mas desta vez senti melhor a dimensão do “esporte”. Toda cidade tem sua plaza de toros, e eles discutem as touradas com a paixão que discutimos futebol, citando o histórico e estilo de cada toureiro. Em determinada conversa eu apenas disse que não gostava de touradas, e fui repreendido com um silêncio ensurdecedor. Ainda bem que não dei toda minha opinião...

- Na terça-feira a Espanha só falava na gravidez da princeza. Mas afora as informações que irão encher a publicidade cor-de-rosa pelos próximos meses, há uma questão legal muito interessante, em que o “embarazo” da princeza pode causar muitos embaraços ao príncipe. Acontece que caso o rebento seja um menino, a constituição prevê que ele seja o novo rei, em detrimento à primogênita que é uma mulher. Mas por outro lado a mesma constituição prega que a diferença de sexos não pode justificar qualquer tipo de vantagens. Ou seja, uma mulher não pode ser preterida a qualquer cargo, emprego ou oportunidade pelo simples fato de ser mulher, o que resulta na interessante condição de que caso o novo princípe seja um menino, a nova coroação inevitavelmente irá contra a constuição do país. Uma solução para o problema seria mudar a constituição e coroar a primogênita. Simples, não é? Nada disso. Para esta mudança na constituição a proposta tem que ser aprovada pela câmara e senado, para então os dois congressos serem dissolvidos e reeleitos para uma nova votação. Em caso de aprovada novamente, em cada congresso, a proposta ainda teria que ir a um referendo para que todo o povo espanhol a aprovasse, só então a princesa teria direito ao trono. Incrível isso, felizmente Brasil e Portugal aboliram a monarquia.

- Por falar em política, o “El país” publicou a seguinte reportagem sobre nossas eleições “O Brasil vive suas eleições mais tristes”. O mote era a mudança de regras das campanhas eleitorais, onde não é mais permitido colocar cartazes na cidade ou realizar “showmícios”, e a resultante falta de empolgação dos eleitores. Mas nas entrelinhas o objetivo era ironizar o fato do partido do presidente, e virtual vencedor, estar atolado em denúncias de corrupção. Ainda sobrou espaço para dizer que no “país do futebol” o presidente se aproveitou da visita do presidente da FIFA e da candidatura do Brasil para sediar a copa de 2014 para ganhar votos. Como se não bastasse comentou sobre o nível da nossa discussão política, com nossos Jesus Cristos, diabos, Judas e Pôncios Pilatos... É muito triste a imagem que o mundo tem da política no nosso país. Mas que outra imagem eles poderiam ter?


- Adoro estar na Espanha e não jantar. Viva as tapas!
- Por outro lado o bom atendimento definitivamente não é o ponto forte da Europa....
- Imaginem minha surpresa quando no café da manhã no hotel escutei como fundo musical uma versão em espanhol de “detalhes” de Roberto Carlos!!! :)

Badajoz




3 comments:

Anonymous said...

Responda meu e-mail, seu merda! Oxeee!

Anonymous said...

mais viagens... mais postais!!
...tô ligada na sua!
hahahahhahahha

ah! tem post de carol! passa lá!

bjoooo

Anonymous said...

mamãe disse:
Em todas suas viagens o Brasil está presente.
Viva o Brasil!
- Política uma anarquia.
- Povo mal informado.
- Mas existem ainda brasileiros que lutam para que tenhamos um país tão grande quanto suas dimensões.
Viva minha pátria que é sua também.
Beijos. Te amo