Saturday, May 13, 2006

1ª parada - Bratislava

Castelo de Bratislava


Começar uma viagem por Bratislava exige um pouco de espírito de aventura. Logo à saída do aeroporto o visual da viagem de ônibus, e o ônibus em si, já mostram que você está numa outra Europa. A cidade tem um aspecto cinzento, com casas velhas, carros caindo aos pedaços (misturados com BMWs e Mercedez), pessoas com cara fechada e muita, mas muita mesmo, propaganda nas ruas, carência de um país que foi comunista por muito tempo...

Não havíamos reservado hotel, e achar um lugar para dormir não foi fácil. Além disso, apesar de recentemente admitida na comunidade européia, a moeda na Eslováquia ainda não é o euro, e deu um bocado de trabalho para se acostumar com a moeda deles (coroa eslovaca), sem dar chance de sermos enrolados :))). Mas o mais difícil mesmo é o idioma. A sensação que dá é que você é um analfabeto. Não há qualquer semelhança com o português ou outra língua que eu ou Fabi conhecêssemos. Você se sente um estranho na paisagem, ao parar na frente de uma loja você simplesmente não consegue distinguir uma sapataria, de uma padaria ou farmácia, não existem pistas que ajudem :))). Para piorar quase ninguém fala inglês, o que eleva o passeio para o patamar da aventura.


Apesar de ser a capital da Eslováquia, Bratislava tem ares de cidade do interior, com pouco movimento nas ruas, pouca coisa para se ver e caras fechadas e desconfiadas. Mas quando se pára para pensar, até dá para entender esta desconfiança, afinal não é fácil para um povo passar por tudo que eles passaram. Em todas as situações que falei no post anterior (de Roma à União Soviética) eles estavam no papel de dominados. E mesmo na altura da República Checo-Eslovaca eles eram o lado pobre. Aprendemos que para fazer turismo no leste da europa vale a pena ser compreensivo, levar tudo na boa e não esquecer que nós é que somos os "intrusos".

Bom, superados todos os obstáculos, fomos para o centro histórico. Aí finalmente começa o turismo. Nesta parte da cidade as construções estão muito melhor cuidadas, mais claras, praças limpinhas, alguns prédios imponentes (o teatro nacional e a old town são lindos) e muitas esplanadas (bares com cadeiras espalhadas pelas ruas) com bastante movimento. O inglês ainda é precário, mas pelo menos se nota uma boa vontade :)). O ponto alto do passeio é chegar ao castelo de Bratislava e curtir o visual. Aí vale a pena todo o sacrifício. O castelo é enorme e belíssimo, com muito verde à volta e vista para cidade e o rio Danúbio.

Teatro nacional de Bratislava


Old town e palácio Primaciálny


Castelo de Bratislava

2 comments:

Fabi said...

Já te disse que tou adorando teus textos... uma outra visão da nossa viagem.
Estou a espera dos próximos posts :)
beijossssssss

Leandro said...

Oi caminheira. Pois é, estamos falhando nas caminhadas. Mas estas férias complicaram nossos horários, ficou muita coisa pra organizar e muito estudo acumulado. Estou acompanhando as trilhas de vocês, a de Sanábria parece ter sido ótima. Já estou sentindo falta, em breve tiramos as botas do armário :))).