Saturday, May 06, 2006

Holanda o país das bikes e canais


Foi a segunda vez que fui pra Holanda, mas foi uma visita completamente diferente. Da primeira vez fui com Fabi e passamos três dias turistando por Amsterdã, desta vez fui a trabalho pra uma cidade bem menor no interior, Tilburg, trabalhar em conjunto com um fornecedor da Vulcano.
Foi muito interessante a experiência profissional, até porque pude conviver um pouco com outro estilo de vida e de trabalho. As coisas na Holanda têm um ritmo diferente.
O que chama logo a atenção é a organização do país. A rede de trens é impressionante. Quando você chega ao aeroporto tem um placar de linhas para todas principais cidades, são tantas conexões que parece que você está olhando para as linhas de um metrô :))). Na viagem de trem de Amsterdã até Tilburg me chamou logo a atenção a simetria das coisas, o relevo é completamente plano, as casas, prédios e igrejas seguem sempre o mesmo estilo e tudo isto está entrecortado por rios e canais. Mas o que mais impressiona é que os canais não estão simplesmente espalhados, pelo contrário, são tão simétricos que parece que alguém dividiu o país com esquadro e régua.
As diferenças culturais também são fáceis de se notar. Os holandeses são tranqüilos, acordam cedo pra trabalhar, não almoçam (apenas fazem um lanche rápido pra não perder tempo), mas em compensação, se estiver tudo feito, vão mais cedo pra casa (de preferência de bicicleta) ou saem para fazer um happy hour. Sim, por que eles também adoram cerveja...
Mas o que eu mais gosto na Holanda são as bikes... Lá, em todas cidades que estive, a preferência no trânsito é das bikes e não dos carros. O chão das ruas e todos semáforos tem indicação para as bicicletas. Nos grandes centros existem estacionamentos para bicicletas simplesmente gigantescos, com vários andares e comprimento à perder de vista. No dia mais puxado de reunião, que terminou às onze e meia da noite, um dos holandeses pediu desculpas, pois tinha que sair mais cedo já que iria voltar pra casa de bike. Detalhe, ele mora em Eindhoven, à 40 kilômetros de Tilburg :) . Ainda perguntei se ele ia sempre de bike e ele respondeu com a maior simplicidade do mundo "Não, sempre não. Mas tento vir pelo menos três vezes por semana". :)))
No fim das reuniões ainda tive um tempinho para dar uma volta por Amsterdã, antes pegar o vôo de regresso. Como era pouco tempo e eu já conhecia os principais pontos turísticos, andei um bocado sem rumo, tentando pegar uns ângulos diferentes nas ruas e canais da cidade. Engraçado que mais uma vez fiquei com vontade de voltar...




5 comments:

Fabi said...

Lindas fotos! Tás cada vez melhor ;)
beijoss

Murcego77 said...

Sempre a passear seu veado!!!!!!

GD Viagem....sim senhor!!!

Abraço...

M77

Leandro said...

Ahaahahah, pois é seu paneleiro, mas eu sempre te chamo e você vive de enrolação. É claro que esta não dava, mais na próxima viagem vou te avisar com seis meses de antecedência. Aliás, em Agosto vou pro Rio, ALINHAS???

Leandro said...

É claro que estou melhorando, são méritos da professora...

Murcego77 said...

Convidar pro RIO....

Ainda la fui no ano passado...

Temos k fazer ai uma viagem todos!K dizem algarve, espanha, marrocos, frança ou italia?Ou entao Murça...

Abraço